Conteúdo do artigo principal
Resumo
De acordo com a demanda identificada em uma pesquisa anterior realizada a priori sobre, “Drogadição feminina: Mapeamento de dados epidemiológicos” tornou-se necessário esclarecer e identificar o que é o método cientifico nos estudos em epidemiologia. O presente trabalho tem o intuito de esclarecer o processo pelo qual uma pesquisa epidemiológica deve passar, ressaltando etapas e objetivos de cada estágio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sob edições do ano de 2012 a 2017. Na apresentação dos resultados contou-se com recursos visuais didáticos como a elaboração de diagramas e sistemas. Bloch e Coutinho (2016), Bellusci (2016), Pereira (2015), Maletta (2014), Rouquayrol (2013) e Alexandre (2012) foram a base da análise por incluírem a questão do método em Epidemiologia como um dos focos de suas obras. Dentre outras questões, acreditam que o método aplicado a Epidemiologia propõe uma interligação de circunstâncias constatáveis, a conceitos e princípios pré-existentes. Sugerem alguns parâmetros que implicam sucessivamente etapas do método, sendo eles: equipe de pesquisa, variáveis do estudo, amostra, seleção de informações e comitê de ética. Diferenciam e classificam as pesquisas e os métodos utilizados em estudos descritivos, estudos analíticos, estudos de investigação, estudos de intervenção, estudos de observação da unidade e estudos de observação do sujeito. Apontam etapas/pressupostos do método, a saber: observação exata, interpretação correta, explicação racional, formulação de hipóteses, verificação das hipóteses e conclusão. Com as pesquisas realizadas foi possível perceber que os autores enunciam de maneira diversa as etapas do método científico em epidemiologia. Todavia em geral, houve o reconhecimento da importância do mesmo para os estudos em questão. Ressalta-se ainda a relevância da adaptação da metodologia com o tipo de estudo e a área em que o estudo está sendo realizado.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.