Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso exacerbado de meios tecnológicos vem crescendo consideravelmente por todas as pessoas, ocupando espaços que anteriormente eram destinados à convivência sócio-familiar. Assim sendo, por meio de uma revisão bibliográfica, esse trabalho tem como objetivo apresentar o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas inter-relações familiares, exibindo o uso da técnica da psicoeducação na orientação do equilíbrio no uso de dispositivos eletrônicos, tendo como fundamentação a terapia cognitivo-comportamental. As TICs surgiram na metade da década de 1970 no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional. Podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de comunicar e nos processos informacionais. As tecnologias não estão presentes apenas nos equipamentos de informática ou nos aparelhos eletrônicos, mas também em todas as criações do homem moderno, como máquinas, aplicações, comunicação, nas engenharias e muitas outras áreas, pois todo desenvolvimento do homem que envolve tecnologia, exige pesquisa, planejamento e desenvolvimento que acaba por requerer meios. Esse estudo busca compreender como funciona a dinâmica entre as TICs num contexto familiar. A tecnologia tem contribuído na vida e no modo como as pessoas se relacionam e se comunicam nos dias de hoje, assumindo de alguma forma um controle expressivo em suas vidas. Todos precisam ter acesso às possibilidades da tecnologia, porém de forma organizada e controlada. A psicoeducação como uma das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental tem uma importante função na orientação de diversos aspectos, seja a respeito das consequências de um comportamento, na construção de crenças, valores, sentimentos e na repercussão destes na vida dos/as pacientes. Dessa forma, sua contribuição discute e aborda no contexto dessa pesquisa orientações importantes e relevantes como meios de prevenção e detecção no controle de dispositivos eletrônicos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.