Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nossa sobrevivência enquanto espécie é o resultado de um processo evolutivo, onde nossos ancestrais foram desenvolvendo e aperfeiçoando ao longo de séculos estratégias de sobrevivência ao ambiente hostil em que viviam, e certamente estar atento contribuiu de forma significativa para isso, pois a atenção refere-se à forma como processamos informações presentes em nosso meio específico de maneira ativa. Partindo desta assertiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar os conceitos de Memória e Aprendizagem demonstrando a inter-relação entre os processos, apresentando os diversos tipos de memória, bem como as suas etapas, segundo a literatura, e a relevante interferência da atenção como precursora destes processos. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica em livros de autores referência no tema, tais como: Lent, Izquierdo, Baddeley, Rotta, Ciasca, Pereira, Pantano e Zorzi, Cosenza e Guerra e artigos científicos sobre o tema proposto objetivando a fundamentação do trabalho. Embasadas nas leituras, refletimos acerca de como o sujeito filtra as informações que considera como pertinentes ou de seu interesse, através da atenção, mantendo as que se apropriam de significância e sentido de acordo com as suas vivências e meio. Pode-se dizer que o entrelaçamento entre atenção, memória e aprendizagem se evidencia, quando o sujeito mesmo com as suas dificuldades é motivado, através de estímulos criativos e significativos, melhorando os seus resultados e desempenho como um todo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.