Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudos voltados para as metodologias ativas são baseados na necessidade de desenvolver a autonomia dos estudantes e aprendizagem por experiências. Assim, este estudo, desenvolvido com alunos do segundo ano de escolaridade do ensino fundamental I do CENSA – Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, visa aprimorar um ensino e uma aprendizagem autônoma, investigativa e participativa. Essa prática proporciona que os alunos experimentem inúmeras oportunidades novas e corrobora para a potencialização das habilidades individuais e grupais. As metodologias ativas incentivam a habilidade de investigar, refletir e introduzir a linguagem e a lógica aos jogos em sala de aula. Por meio do sistema de rotação, os alunos foram incentivados a participar de atividades diversificadas, incentivando a autonomia e a protagonismo. Nesse cenário, a ferramenta utilizada foi o uso de aplicativos no celular, envolvendo desafios matemáticos, através do jogo “Cool Math – Corrida Infinita” e de QR Codes, desenvolvendo assim as competências e habilidades específicas. Esses aplicativos são gratuitos e de fácil acesso, favorecendo a interação e motivação dos educandos. No decorrer das atividades foi possibilitada a tomada de decisões, discussões e atitudes com foco na aprendizagem. Conclui-se que essas ferramentas possibilitam ao aluno uma aprendizagem colaborativa, amplamente significativa, baseada na investigação, nos desafios, permitindo ao aluno personalizar a sua aprendizagem, envolvendo trocas de experiências e resolução de problemas. Ao professor, cabe a função de tutoria, com a qual auxiliará nas possíveis dúvidas no decorrer das atividades. O resultado do trabalho desenvolvido aponta uma nova forma de construção do conhecimento, mais interativo, motivado, cooperativo, prazeroso e significativo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.