Conteúdo do artigo principal

Resumo

Os estudos voltados para as metodologias ativas são baseados na necessidade de desenvolver a autonomia dos estudantes e aprendizagem por experiências. Assim, este estudo, desenvolvido com alunos do segundo ano de escolaridade do ensino fundamental  I do CENSA – Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora,  visa aprimorar um ensino e uma aprendizagem autônoma, investigativa e participativa. Essa prática proporciona que os alunos experimentem inúmeras oportunidades novas e corrobora para a potencialização das habilidades individuais e grupais. As metodologias ativas incentivam a habilidade de investigar, refletir e introduzir a linguagem e a lógica aos jogos em sala de aula. Por meio do sistema de rotação, os alunos foram incentivados a participar de atividades diversificadas, incentivando a autonomia e a protagonismo. Nesse cenário, a ferramenta utilizada foi o uso de aplicativos no celular, envolvendo desafios matemáticos, através do jogo “Cool Math – Corrida Infinita” e de QR Codes, desenvolvendo assim as competências e habilidades específicas. Esses aplicativos são gratuitos e de fácil acesso, favorecendo a interação e motivação dos educandos. No decorrer das atividades foi possibilitada a tomada de decisões, discussões e atitudes com foco na aprendizagem.  Conclui-se que essas ferramentas possibilitam ao aluno uma aprendizagem colaborativa, amplamente significativa, baseada na investigação, nos desafios, permitindo ao aluno personalizar a sua aprendizagem, envolvendo trocas de experiências e resolução de problemas. Ao professor, cabe a função de tutoria, com a qual auxiliará nas possíveis dúvidas no decorrer das atividades. O resultado do trabalho desenvolvido aponta uma nova forma de construção do conhecimento, mais interativo, motivado, cooperativo, prazeroso e significativo.

Palavras-chave

metodologias ativas aprendizagem colaborativa aprendizagem personalizada.

Detalhes do artigo

Como Citar
N. FERREIRA, A. L., B. M. B. SIQUEIRA, L. M., A. DIAS, F., M. PESSANHA, L., & N. P. CONCEIÇÃO, C. (2018). O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DAS METODOLOGIAS ATIVAS. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181626

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)