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Resumo
O uso de ferramentas tecnológicas e novas mídias na Educação Infantil tem se tornado um atrativo fundamental no processo de aprendizagem. De acordo com Passerino (2001), as tecnologias aplicadas à educação devem ter como função principal ser ferramentas intelectuais que permitam aos alunos construir significados e representações próprias do mundo de maneira individual e coletiva. A partir dessa constatação, as professoras do 1° período da Educação Infantil do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora utilizam em suas aulas as diversas ferramentas tecnológicas, entre elas os tablets, computadores, lousa digital, VR e óculos 3D. Este trabalho apresenta uma experiência do uso das mídias digitais nas áreas da Linguagem Oral e Escrita, matemática e estímulo às habilidades motoras e espaciais. Ao manipular os recursos tecnológicos as crianças exploram, investigam e experimentam diversos conteúdos desenvolvendo e ampliando conceitos relacionados à escrita, à quantificação, à autonomia, à organização espacial, à fluência verbal, além da capacidade de percepção, observação e concentração. Vivenciam e aprendem a interpretar, desenvolver estratégias de ação e pensamento prático de forma lúdica. Em consonância com Stiatto (2010) apalpar, manusear, sentir, observar e perceber são ações educacionais imprescindíveis para que as crianças sejam educadas para a curiosidade e criatividade, chaves para o sucesso na vida adulta. Para trabalhar as letras do alfabeto, foram utilizados jogos e aplicativos nos óculos 3D (VR Jurassic World – Dinosaurs) e os alunos foram convidados a identificar elementos nas cenas cujos nomes eram iniciados pelas letras já apresentadas. Estas atividades possibilitam a livre associação de letra-imagem-som. Os resultados apontam que o uso das ferramentas tecnológicas amplia a criatividade, gera maior aprendizado acerca do conteúdo apresentado, estimulando os canais visuais e auditivos, além de permitir que o educador seja um facilitador e estimulador da aprendizagem em um contexto. Habilidades e noções lógico-matemáticas também são estimuladas através do uso da lousa digital, na qual os alunos relacionam os numerais à respectiva quantidade, realizam a movimentação dos numerais utilizando a caneta digital e brincam com aplicativos nos smartphones e tablets com jogos de memória, sequência numérica, percepção e raciocínio lógico. O uso das tecnologias aliado a contextualização, permite que as crianças percebam a aplicabilidade e a função social dos conteúdos trabalhados, tornando o aprendizado rico de significado.
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