Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente os profissionais da área de educação visam o auxílio multidisciplinar para assessorá-los em sua prática pedagógica. O contexto educacional encontra-se em constante transformação. Sendo assim, o papel do psicólogo é fundamental, pois esse profissional poderá desenvolver investigações atuais para esfera da educação. Diante disso, a intenção desse estudo enquanto uma pesquisa qualitativa foi avaliar o que alunos do curso de Pedagogia acreditam ser importante que a Psicologia esteja investigando. A amostra dessa pesquisa envolveu 20 acadêmicas da área da Pedagogia, de faixas etárias heterogêneas, incluindo sujeitos de 20 a 51 anos. Uma entrevista aberta foi realizada a partir do preenchimento do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido). Além das informações gerais como gênero e idade, a pergunta feita a todas as entrevistadas foi “O que o curso de Pedagogia acredita ser importante que a Psicologia pesquise?". 50% das participantes eram de universidades públicas e 50% eram de faculdades privadas do município de Campos dos Goytacazes. Nos resultados, identificaram-se vários blocos de assuntos na área da educação, destacando-se em maior interesse de pesquisa, os transtornos de aprendizagem em geral, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador) que tem relação direta tanto com a atuação do pedagogo, como a relação pais e filhos e a importância dessa relação para o desenvolvimento de um aluno no contexto escolar. Aspectos do desenvolvimento infantil também apareceram nos blocos de temas identificados. Esse estudo mostra-se relevante para acadêmicos em Psicologia e psicólogos já em exercício. O objetivo de uma experiência com o campo foi alcançado, tendo sido possível que os pesquisadores relacionassem a teoria sobre pesquisa em psicologia com a prática da pesquisa em si. Isso certamente favorecerá a expansão de conhecimento e a abertura de caminhos para pesquisas futuras. Consequentemente, os profissionais de Pedagogia poderão ser favorecidos quando da ampliação das pesquisas em torno dos temas propostos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.