Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o avanço das novas tecnologias da informação e da comunicação, houve uma grande evolução no mundo digital, que se tornou mais moderno. Os indivíduos evoluem junto às novas tecnologias. São muitos os benefícios que proporcionam aos indivíduos, comodidade, conforto, mobilidade, agilidade, praticidade e facilidade nas interações humanas. A possibilidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, com agilidade e eficiência sem estar presente fisicamente, estando apenas conectado, é um dos maiores legados dessa Era Digital. Contudo, existe os pontos negativos, a dependência digital que tem impactado a sociedade. O objetivo desse estudo é apresentar os impactos que as novas tecnologias têm causado na sociedade, fazendo um recorte especialmente sobre a dependência digital. As novas tecnologias geram mudanças cerebrais nos indivíduos. Há indivíduos, por exemplo, que tem extrema dificuldade de controle no uso das redes sociais digitais, jogos eletrônicos ou até mesmo não conseguem ficar distante dos smartphones (nomofobia). Caracterizam-se como dependentes digitais, os indivíduos que se isolam do convívio social para permanecer horas exageradas e abusivas no uso de novas tecnologias digitais. A internet já é uma atração para pessoas de todas as idades, fato que tende a crescer cada vez mais, visto que cada vez mais as pessoas veem-se dependentes das redes sociais digitais, dos aparelhos, dos aplicativos, entre outros. A dependência digital pode causar diversos prejuízos aos indivíduos, seja no seu físico, social e/ou psicológico. Os impactos negativos devem servir de alerta para uma sociedade que caminha cada dia mais para esse mundo digital tão atraente, tão perigoso e devastador ao mesmo tempo. A substituição do mundo real pelo virtual, causa a chamada dependência digital. Há pesquisas que comparam a dependência digital com outras dependências, como a de álcool e drogas, sendo um subgrupo das dependências comportamentais. Desenvolver o autocontrole no uso dessas inovações é imprescindível, para que somente os aspectos positivos permaneçam no uso das novas tecnologias digitais. A metodologia consiste em pesquisa de cunho bibliográfico com técnica de coleta de dados e análise em documentos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.