Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio de convênios de financiamento realizados junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, realizou a urbanização de assentamentos subnormais no âmbito do Programa de Urbanização de Assentamentos Populares (PROAP-RIO), mais conhecido como programa Favela Bairro, em três edições. O estudo em questão foi realizado em 2009, durante o planejamento da metodologia para as intervenções em loteamentos, com o objetivo de (1) aprofundar e aprimorar a metodologia de atuação em loteamentos, segundo uma lógica de otimização do recurso público (2) delimitar os raios de acessibilidade e abrangência na utilização dos equipamentos comunitários (3) realizar estudo piloto em área já urbanizada pelo programa (o Bairro Elisa Maria) de forma a justificar a implantação de equipamentos comunitários. A sugerirmos ampliar a conceituação da área de influência dos equipamentos comunitários para além dos limites da urbanização, com foco na urbanização integrada a qual o PROAP-RIOIII faz alusão, o impacto dessas ações tomou outra dimensão. Admitiu-se o cálculo do custo por domicílio diferenciado para a urbanização e para implantação de equipamentos comunitários. Para a urbanização calcular-se-ia levantando os domicílios diretamente beneficiados pelas obras de urbanização, e para o cálculo dos domicílios beneficiados pelos equipamentos comunitários seriam tabulados três dados: o potencial da população a ser atendida, os raios de acessibilidade aos equipamentos, e a capacidade máxima de atendimento de cada equipamento. O Sistema de Informações Geográficas _ BASE GEO/IPP da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro subsidiou este estudo. Foi gerado mapa de acessibilidade tendo por centro o loteamento Bairro Elisa Maria, localizando todos os equipamentos existentes no entorno e os demais assentamentos subnormais que se beneficiariam da instalação dos equipamentos na área do loteamento. O PROAP-RIOIII prevê a instalação de creches e praças, no entanto, além destas foram estudadas as necessidades de implantação de Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Unidades de Saúde e Postos Policiais. Concluiu-se que, para a área em questão, a oferta de equipamentos comunitários foi insuficiente e que a metodologia desenvolvida trará muitos ganhos para o planejamento da cidade, para a viabilização econômica de mais equipamentos comunitários em loteamentos e para um planejamento com foco na otimização de recursos públicos e acessibilidade.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.