Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tendo em vista que a teoria já tem apontado que diagnosticar e controlar as emoções são focos primordiais quando se estuda a ansiedade pré-competição para alcançar um maior desempenho esportivo, este trabalho, realizado dentro do semestre letivo da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do curso de Educação Física, objetivou avaliar dados das emoções de jogadores de basquete e sua atuação em quadra. Após um levantamento teórico sobre estados emocionais pré-jogo e rendimento, realizou-se uma pesquisa de campo junto às equipes da modalidade de basquetebol masculina e feminina, aplicando-se um questionário de auto relato com 10 questões sobre aspectos intra e interpessoais. A aplicação dos questionários ocorreu na concentração de jogos amistosos, e envolveu 19 atletas com faixa etária entre dez e dezessete anos, que com o consentimento dos responsáveis participaram da pesquisa. Durante o jogo foram registrados os principais acontecimentos em um diário de campo, passando a posterior análise e correlação aos resultados obtidos. Sobre a equipe feminina a análise apontou para uma possível correlação positiva entre os aspectos segurança e otimismo. No diário de campo, aspectos de confiança individual e coletiva foram identificados e relacionados a estes dados. Outra inferência, a partir dos dados obtidos sobre o time feminino foi que mesmo compreendendo sua condição técnica como mediana, havia em questão um componente psicológico importante, que pode-se chamar de autoestima. O placar manteve-se favorável ao time feminino. No que tange a equipe masculina, mesmo com resultados dos questionários apontando para uma expressiva confiança dos atletas com uma vitória no jogo, no diário de campo foi possível perceber um prejuízo da confiança. Entre os homens identificou-se para altos índices de companheirismo. Uma das dificuldades administradas ao longo da pesquisa foi o pouco conhecimento dos pesquisadores sobre a modalidade especifica do basquete. Foi possível perceber de maneira pratica a comprovação de que os aspectos emocionais pré-jogo no basquete apresentam uma correlação com o desempenho dos jogadores em quadra. Considera-se dessa forma importante que treinadores e professores trabalhem tanto a perspectiva técnica e física dos atletas, quanto o lado humano, buscando uma harmonia entre a emoção e o rendimento no esporte.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.