Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente o hábito de se alimentar fora do lar tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia dos brasileiros. Segundo dados do IBGE, a falta de tempo e a vida moderna fazem com que 34% do que os brasileiros gastem com alimentação, seja com o foodservice, padarias, lanchonetes ou mesmo com vendedores ambulantes e refeições prontas congeladas. Sabe-se que a alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz o corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções, e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Atualmente, está cada vez mais difícil se alimentar em casa devido à correria do dia a dia. Muitas pessoas colocam a saúde de lado e não praticam exercícios físicos e nem se alimentam corretamente. Com isso, é necessário que se aprenda a administrar as horas do dia a dia de forma organizada a fim de realizar as tarefas cotidianas com otimização do tempo. Para tal, além de um esforço pessoal, há a necessidade de se buscar recursos tecnológicos que ajudem a “ganhar” tempo a cada dia. Como forma de aliar à tecnologia a sustentabilidade, o projeto visa elaborar uma solução lógica para um software com funções de monitoramento para irrigação de uma horta caseira, a fim de proporcionar uma vida com costumes mais saudáveis dentro de um tempo administrado pela própria pessoa. Neste contexto, o presente estudo tem como o objetivo a elaboração de um protótipo para instalação de um pequeno motor que permitirá bombear água para a irrigação das mudas; temporizador e interpretação de comandos lógicos que permitam controlar uma irrigação à distância; modelagem de dados das funções a serem futuramente implementadas. Neste cenário, a pesquisa buscará apresentar uma solução lógica que permitirá a implementação de um aplicativo capaz de monitorar a irrigação de pequenas hortas à distância, permitindo um consumo de alimentos saudáveis sem desperdício de tempo e água.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.