Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse trabalho é discutir um fenômeno antigo, embora não conhecido por tal nome e, frequente nos grupos sociais, o bulliyng, que evoluiu junto à tecnologia, ocorrendo agora nos grupos sociais digitais, o cyberbullying. A escolha por esta temática advém da motivação em realizar um estudo sobre o papel dos profissionais da educação e da saúde, considerando os desafios a serem enfrentados devido à dificuldade de diagnosticar os fenômenos bullying, cyberbullying, e os agressores. A metodologia consiste em pesquisa de cunho bibliográfico e análise em documentos. Para esse estudo utilizou-se o referencial teórico de alguns autores como: (CLEO FANTE, 2005); (BELSEY, 2009); (OLWEUS,1993); (FANTE, 2005); (SILVA, 2009); (BEANE, 2010); (ROLIM, 2010) dentre outros estudiosos do assunto. O bullying, caracterizado por violência física ou psicológica, material ou de exclusão, frequente nos ambientes escolares, existiu por muito tempo. Atualmente, não ocorre apenas no ambiente escolar, o bullying permeia o cyberespaço. As agressões e a perseguição, se diferem da forma inicial por atingir maiores proporções, devido a velocidade de propagação e o falso anonimato do agressor, o que permite a desinibição do mesmo. A esse comportamento hostil com objetivo repetido de caluniar, injuriar e prejudicar um indivíduo, é o que caracteriza o bullying e sua versão digital o cyberbullying. Não estar frente a frente com a vítima encoraja o agressor e conquista espectadores. O comportamento do agressor, envolve o uso da informação e das novas tecnologias digitais como forma de apoio deliberado. O cyberbullying, considerado grave é responsável por inúmeros problemas nas vítimas embora ainda não existam comprovações conclusivas das consequências dessas ações. O bullying e o cyberbullying, ocorrem mediante a alguns personagens desenvolvendo papeis, sendo a vítima, aquele que sofre a agressão, o agressor aquele que comete a agressão e/ou a perseguição e o espectador, aquele que percebe a agressão podendo ou não contribuir na agressão. Levantar a questão e perceber quem são os personagens do fenômeno bullying/cyberbullying é imprescindível visto que amigos, pais e profissionais da educação e saúde, constituem importantes agentes inibidores dos fenômenos citados a fim de evitar consequências diversas, desde a problemas passageiros a consequências maiores, como diversas doenças, e até mesmo suicídio.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.