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Resumo

O presente estudo tem como proposta a construção da tolerância religiosa no âmbito acadêmico, assumindo, assim, o compromisso do respeito com a alteridade, com o ser humano e com a sociedade, buscando promover a paz, a ética e a solidariedade entre as religiões, por meio do diálogo. O objetivo geral desse projeto é contribuir para a promoção da tolerância religiosa e o valor da alteridade no âmbito acadêmico. Em um primeiro momento foi realizado uma Revisão de Literatura sobre o tema proposto, buscando artigos científicos publicados nos últimos 10 (dez) anos sobre a temática, com os seguintes descritores: tolerância religiosa; diversidade; diálogo. Em um segundo momento, será realizado uma pesquisa de campo. Os resultados apresentados nessa fase da pesquisa revelaram que se faz necessário construir uma sociedade onde as pessoas passem a tolerar mais a verdade do outro, por mais que não seja a sua verdade. Antes de ficar recordado o passando, onde lutas religiosas geraram o ceifamento de vidas humanas, precisa-se reconhecer que o desejo de “convencimento” ou de “conversão” do outro a uma verdade que considera única ainda gera mortes, isolamentos, sofrimentos e disputas violentas. Contudo, lutar pelos direitos humanos, pela democracia, pela liberdade, significa lutar pelo respeito às “verdades” humanas. Assim, vencer o outro leva a vida ser uma grande disputa para ver quem convence mais, quem está certo, quem tem o poder da verdade. Aqueles que conseguem entender a vida não como uma competição de certos e errados, mas como uma construção e encontro de valores, de ideias, de possibilidades, conseguem ser mais livres para viverem suas verdades sem disputar, sem machucar, sem se sentir vitorioso ou derrotado, mas, simplesmente, ser humano e livre.

Palavras-chave

tolerância religiosa diversidade diálogo

Detalhes do artigo

Como Citar
R. G. Q. CRESPO, F., R. GALDINO, M. E., N. BARROSO, L., S. SOUSA, P. M., & GASPARET, M. (2018). CONSTRUINDO A TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181594

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