Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem como proposta a construção da tolerância religiosa no âmbito acadêmico, assumindo, assim, o compromisso do respeito com a alteridade, com o ser humano e com a sociedade, buscando promover a paz, a ética e a solidariedade entre as religiões, por meio do diálogo. O objetivo geral desse projeto é contribuir para a promoção da tolerância religiosa e o valor da alteridade no âmbito acadêmico. Em um primeiro momento foi realizado uma Revisão de Literatura sobre o tema proposto, buscando artigos científicos publicados nos últimos 10 (dez) anos sobre a temática, com os seguintes descritores: tolerância religiosa; diversidade; diálogo. Em um segundo momento, será realizado uma pesquisa de campo. Os resultados apresentados nessa fase da pesquisa revelaram que se faz necessário construir uma sociedade onde as pessoas passem a tolerar mais a verdade do outro, por mais que não seja a sua verdade. Antes de ficar recordado o passando, onde lutas religiosas geraram o ceifamento de vidas humanas, precisa-se reconhecer que o desejo de “convencimento” ou de “conversão” do outro a uma verdade que considera única ainda gera mortes, isolamentos, sofrimentos e disputas violentas. Contudo, lutar pelos direitos humanos, pela democracia, pela liberdade, significa lutar pelo respeito às “verdades” humanas. Assim, vencer o outro leva a vida ser uma grande disputa para ver quem convence mais, quem está certo, quem tem o poder da verdade. Aqueles que conseguem entender a vida não como uma competição de certos e errados, mas como uma construção e encontro de valores, de ideias, de possibilidades, conseguem ser mais livres para viverem suas verdades sem disputar, sem machucar, sem se sentir vitorioso ou derrotado, mas, simplesmente, ser humano e livre.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.