Conteúdo do artigo principal
Resumo
A adolescência é o período do desenvolvimento físico e psicológico da vida humana entre a infância e a fase adulta. E é nesse momento que ocorrem várias mudanças físicas e emocionais, num ritmo alucinante. Pode ocorrer do sujeito adolescente se tornar um estranho para si mesmo e se perguntar: "Quem sou eu?". Destaca-se o surgimento do interesse sexual, os conflitos de sentimentos e comportamentos, como a insegurança, ansiedade, timidez, instabilidade e angustia. Diante deste contexto a pesquisa tem como objetivo, avaliar a autoestima, elemento importante na construção da identidade do adolescente e aferir se existem diferenças na autopercepção emocional entre adolescentes de escola pública e privada. O estudo é de natureza quantitativa, não desconsiderando os aspectos qualitativos utilizados para a interpretação das apurações. Com aplicação de um questionário composto por 10 perguntas, com diversas variáveis referentes a comportamentos na adolescência, destacou-se como variável principal a autoestima. 29 adolescentes participaram da pesquisa, com idades que variavam entre 12 e 17 anos, de Escolas das redes Públicas e Privadas no município de Campos dos Goytacazes - RJ. Ao avaliar as respostas das seguintes perguntas: "Como você se sente em relação a sua aparência?", 41% responderam que às vezes ficam satisfeitos com o que veem e às vezes não, 28% afirmaram que na maioria das vezes gostam da aparência, 24% que não gostam da aparência. E "Com que frequência você se compara a outros adolescentes sentindo-se inferior a eles?", 48% na maioria das vezes não se comparam e nem se sentem inferiores, 17% na maioria das vezes se comparam e se sentem inferiores, 17% algumas vezes se comparam e se sentem inferiores, 14% nunca se comparam e nem se sentem inferiores, 04% sempre se comparam e se sentem inferiores. Os resultados obtidos não eram os esperados, porém, verificou-se que independente da classe social, a maioria dos adolescentes não se sentem inferiores em relação a outros jovens. Que a autoestima e a identidade, são fatores importantes e estão sendo construídas nessa fase, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Conclui-se que a análise buscou ampliar o campo de pesquisa da Psicologia na adolescência com a relevância da autoestima na construção da identidade do adolescente, expandindo conhecimentos e caminhos para futuras pesquisas em prol de novas estratégias terapêuticas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.