Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta ação originou-se no âmbito da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do curso de Educação Física. O objetivo foi refletir sobre o favorecimento da educação física em situações diversas da existência humana. Outro objetivo era abordar, de maneira prática, a temática Atividade Física e Desenvolvimento do Adolescente, mais especificamente adolescentes com necessidades especiais. Na metodologia realizou-se uma visita a Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE -Campos dos Goytacazes/RJ). Com o devido consentimento da instituição, ocorreu a observação in loco dos sujeitos de pesquisa, bem como uma entrevista semiestruturada com a coordenadora de um dos projetos desenvolvidos com os referidos adolescentes. A partir das informações obtidas uma série de exercícios físicos foi idealizada para trabalhar dificuldades específicas por meio da ludicidade e do Movimento. O treino foi descrito e exemplificado por meio de fotos e vídeos de simulação de cada exercício que compunha a série. Nos resultados foi possível levantar os dados gerais da instituição e sua história. Na entrevista com a Coordenadora do projeto com os adolescentes da APOE identificou-se o número de alunos, faixa etária, perfil de necessidade específica, limitações físicas e psicossociais presentes. Na Observação in loco foi possível fazer um reconhecimento do espaço físico disponível da instituição. Unindo todas estas informações idealizou-se um circuito com atividades físicas pertinentes às necessidades e que atendesse a uma Função Socializante: Corrida em zigzag / Salto em Bambolê / Arremesso de Bola / Exercício de Rolamento. Para ilustrar o circuito proposto utilizou-se de registros por meio de imagens e vídeos com a simulação das atividades. O circuito idealizado poderá ser utilizado se futuramente aprovado por profissionais já formados em educação física. A experiência do contato com os adolescentes ampliou significativamente o desejo de se desenvolver um trabalho prático com eles, já que nesta ocasião a tarefa era tão somente enunciar um projeto. Conclui-se pela importância da educação física para o desenvolvimento deste segmento etário e educacional específico. Todas as pessoas possuem diferenças individuais, todavia acredita-se que o esporte pode ser um espaço de prazer e de igualdade para todos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.