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Resumo

O presente relato de experiência é proveniente da metodologia aplicada durante as aulas de artes, com os alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental I do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – CENSA de Campos dos Goytacazes/RJ, em que foram usufruídos os recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDIC sob a perspectiva educacional e artística e a ótica das competências gerais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo central do trabalho é contribuir para a formação artística dos educandos, partindo dos benefícios e vantagens das tecnologias móveis na educação, sob a perspectiva de Ana Mae Barbosa, Anamelia Bueno Buoro e José Moran. Inicialmente, os alunos utilizaram os próprios celulares para identificar as diferentes tendências artísticas, em que deveriam escolher uma, de preferência individual, para fundamentar o trabalho. Posteriormente, através do aplicativo Google Earth, realizaram uma visita virtual para conhecer as obras da tendência escolhida e a partir dessa perspectiva, identificaram um autor para fundamentar a produção artística. Após a aquisição e produção do conhecimento cultural, as obras foram recriadas, por meio da releitura, esboçada inicialmente e reaplicada em telas. É possível elencar o ganho significativo que foi ratificado durante, ao longo e após as aulas, visto que foi possibilitada a protagonização, atuação e produção dos próprios discentes, os quais foram motivados e incentivados para o saber digital e cultural, competência inerente ao vigente contexto social. 

Palavras-chave

TDIC arte produção.

Detalhes do artigo

Como Citar
C. CASTELLI, M. L., P. O. SOUZA, L. F., L. GOMES, J., N. P. CONCEIÇÃO, C., N. FERREIRA, A. L., & S. ALVES, L. C. (2018). ANÁLISE IMAGÉTICA: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE AS OBRAS DE ARTE. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181562

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