Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência é proveniente da metodologia aplicada durante as aulas de artes, com os alunos do 4º e 5º anos no Ensino Fundamental I do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – CENSA de Campos dos Goytacazes/RJ, em que foram usufruídos os recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação -TDIC sob a perspectiva educacional e artística e a ótica das competências gerais exigidas pela nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O objetivo central do trabalho é contribuir para a formação artística dos educandos, partindo dos benefícios e vantagens das tecnologias móveis na educação, sob a perspectiva de Ana Mae Barbosa, Anamelia Bueno Buoro e José Moran. Inicialmente, os alunos utilizaram os próprios celulares para identificar as diferentes tendências artísticas, em que deveriam escolher uma, de preferência individual, para fundamentar o trabalho. Posteriormente, através do aplicativo Google Earth, realizaram uma visita virtual para conhecer as obras da tendência escolhida e a partir dessa perspectiva, identificaram um autor para fundamentar a produção artística. Após a aquisição e produção do conhecimento cultural, as obras foram recriadas, por meio da releitura, esboçada inicialmente e reaplicada em telas. É possível elencar o ganho significativo que foi ratificado durante, ao longo e após as aulas, visto que foi possibilitada a protagonização, atuação e produção dos próprios discentes, os quais foram motivados e incentivados para o saber digital e cultural, competência inerente ao vigente contexto social.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.