Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho busca relatar uma experiência pedagógica em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social, a saber, a comunidade Tamarindo, através do projeto Universidade-Bairro encabeçado por toda a instituição ISECENSA, o qual fica situado na Comunidade Tamarindo em Campos dos Goytacazes-RJ. O projeto tem como função principal estimular crianças e adolescentes que lá residem, por meio de acompanhamento e reforço pedagógicos, a vencerem suas dificuldades acadêmicas proporcionando as ferramentas e a motivação necessárias para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Além de beneficiar os moradores, de um modo geral, visto que também são oferecidas aulas de artesanato para as mães da comunidade, visa trabalhar a inclusão e busca mediar, de forma positiva, os conflitos existentes naquilo que o projeto consegue abarcar. Almejamos nesta tarefa contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna, honesta, justa e pacífica, na qual as crianças e os jovens possam se integrar de forma mais consciente à sociedade. Neste sentido, vemos a importância do pedagogo que lida com a prática educativa em suas várias modalidades e manifestações, tendo competência para atuar em espaços escolares e não-escolares, em várias instâncias. Uma delas é o trabalho com a pedagogia social voltada para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda. A Pedagogia Social visa incluir, socialmente, todos que a educação formal muitas vezes não alcança. Tal pedagogia é um campo de estudo onde a conexão entre Educação e a sociedade acontece em diferentes espaços não formais de educação e que combatem e amenizam os problemas sociais por meios de ações educacionais tal como a que mencionamos que acontece na comunidade Tamarindo. A implementação de projetos de educação que promovam uma melhor integração destes jovens à sociedade é o desafio que o curso de Pedagogia se propõe a enfrentar com suas práticas pedagógicas junto às crianças e aos adolescentes da comunidade.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.