Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar os conceitos de Memória e Aprendizagem, demonstrando a inter-relação entre os processos e a importância destes na vida acadêmica de um indivíduo com dificuldades de aprendizagem. Pretende-se também apresentar os diversos tipos de memória, bem como as suas etapas, segundo a literatura, e a relevante interferência dos moduladores de memória na ativação do processo. A pesquisa envolveu um estudo de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo. Trata-se de um estudo de caso realizado na Clínica de Psicopedagogia do ISECENSA. O estudo proposto teve como fonte de dados: Observações diárias, Testes, Intervenções, Artigos e Bibliografias recentes. Os dados analisados sugerem que é de fundamental importância que o sujeito esteja motivado, com níveis de atenção e ansiedade apropriados e que os estímulos sejam coerentes ao seu Modelo de Aprendizagem e estado emocional, para que haja um bom aproveitamento e melhor desempenho escolar deste sujeito, apesar de suas dificuldades.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- REFERÊNCIAS
- BADDELEY, A.; EYSENCK, M. W., ANDERSON, M. C. Memória, Porto Alegre: Artmed, 2011.
- BOSSA, N. A., A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática, 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
- CIASCA, S.; RODRIGUES, S.; AZONI, C.; LIMA, R. Transtornos de aprendizagem: neurociência e interdisciplinaridade. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: BookToy, 2015.
- CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- EUSTACHE, F. Nos émotions modulent notre mémoire. Revista La Recherche - Hors Serie. n. 22, p. 4-8, France: Sophia Publications, 2017.
- GOLBERT; CLARISSA S. A evolução psicolinguística e suas implicações na alfabetização: teoria, avaliação, reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
- IZQUIERDO, I. Memória. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- LENT, R. Cem bilhões de neurônios? conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Ed. Atheneu, 2010.
- PANTANO, T.; ZORZI, J. L. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009.
- PEREIRA, R. S. Abordagem multidisciplinar da aprendizagem. Portugal: QualConsoante, 2015.
- ROTTA, N. T., OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
- SEABRA, G. A.; DIAS, M. N. Avaliação neuropsicológica cognitiva: linguagem oral. volume 2. ed. São Paulo: Memnon, 2012.
Referências
REFERÊNCIAS
BADDELEY, A.; EYSENCK, M. W., ANDERSON, M. C. Memória, Porto Alegre: Artmed, 2011.
BOSSA, N. A., A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática, 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
CIASCA, S.; RODRIGUES, S.; AZONI, C.; LIMA, R. Transtornos de aprendizagem: neurociência e interdisciplinaridade. 1. ed. Ribeirão Preto, SP: BookToy, 2015.
CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
EUSTACHE, F. Nos émotions modulent notre mémoire. Revista La Recherche - Hors Serie. n. 22, p. 4-8, France: Sophia Publications, 2017.
GOLBERT; CLARISSA S. A evolução psicolinguística e suas implicações na alfabetização: teoria, avaliação, reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
IZQUIERDO, I. Memória. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2011.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios? conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Ed. Atheneu, 2010.
PANTANO, T.; ZORZI, J. L. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009.
PEREIRA, R. S. Abordagem multidisciplinar da aprendizagem. Portugal: QualConsoante, 2015.
ROTTA, N. T., OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SEABRA, G. A.; DIAS, M. N. Avaliação neuropsicológica cognitiva: linguagem oral. volume 2. ed. São Paulo: Memnon, 2012.