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Resumo

O presente artigo consiste no relato de experiência ocorrido na Clínica Escola do Curso de Psicologia de uma Universidade Comunitária, e tem por objetivo, descrever o processo de avaliação psicológica realizado com paciente (L) que obteve psicodiagnóstico de Fobia Específica Situacional com comorbidade ao Transtorno de Ansiedade Social do tipo somente desempenho. A aquisição dos dados se deu por meio da entrevista de triagem inicial e aplicação de testes psicológicos: o Inventário de Ansiedade do Beck (BAI), o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP), ambos selecionados com base nas informações da entrevista inicial. A partir dos resultados advindos dos testes psicológicos e da observação clínica, foi realizada interpretação dos dados a partir da perspectiva teórica cognitivo-comportamental, e posteriormente realizado a devolutiva e encaminhamento do paciente.

Palavras-chave

Distúrbios da Ansiedade Fobias Avaliação Psicológica

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Júlio Gonçalves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC

Graduando de Psicologia e membro técnico administrativo da Comissão de Auto Avaliação do Curso de Design (2016 - atual) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente participa do projeto de pesquisa para o desenvolvimento de jogo eletrônico para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade embasados em áreas da Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, projeto financiado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e do projeto de pesquisa para a aplicação de um grupo de Promoção da Saúde baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental para acadêmicos de Psicologia de uma Universidade do litoral Norte de Santa Catarina. Atua como facilitador de grupos voltados à orientação parental para pais ou cuidadores de crianças entre zero e oito anos, embasados no protocolo da Association American Psychology (APA), ACT - para educar crianças em ambientes seguros. É administrador, e colaborador, do portal Revista Eletrônica de Psicologia Científica SimplesMente (2016 - atual).

Andressa Juliana de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Estagiária bolsista no projeto de extensão interdisciplinar ConVivendo com a Síndrome de Fibromialgia (SFM). Diretora de assuntos acadêmicos - Ensino, Pesquisa e Extensão no Centro Acadêmico De Psicologia Professor Pedro Antônio Giraldi. Facilitadora do grupo de orientação para pais Entre Pais e Filhos na cidade de Itajaí. Atualmente realiza pesquisas em Fibromialgia, Avaliação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo.

Juliana Vieira A. Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC


Graduação em Psicologia e possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Psicóloga, professora da Universidade do Vale do Itajaí, Sinergia Sistema de Ensino, SOCIESC e da Pós- Graduação UNIASSELVI. Tem experiência na área de Psicologia e Administração, bem como artigos publicados.
Como Citar
Gonçalves, J., de Oliveira, A. J., & Silva, J. V. A. (2018). PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA ANSIEDADE. umanas ociais ∓ plicadas, 8(21). https://doi.org/10.25242/887682120181344

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