Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a formação e a prática profissional do
fisioterapeuta no contexto da Atenção Primária à Saúde a partir do relato de uma experiência de implantação
do estágio supervisionado de fisioterapia em saúde pública. O contexto do debate se dá na atividade
curricular de Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia dos Institutos Superiores de Ensino do Centro
Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA), implantada na Vila Tamarindo, situada em Campos
dos Goytacazes, RJ, com aproximadamente cinquenta domicílios. A relação entre a fisioterapia, a atenção
primária e a situação de saúde no Brasil foi discutida sob aspectos teóricos e metodológicos utilizados no
processo de implantação do programa de estágio. Estes aspectos foram baseados num levantamento
censitário realizado na comunidade Tamarindo, em 2009, nas orientações conceituais obtidas na revisão
bibliográfica e nas noções de “problema”, “momento” e “situação” contidas na Teoria de Planejamento
Situacional (PS) de Carlos Matus. A possibilidade de inserção dos alunos do curso de fisioterapia no
planejamento e na execução das ações na atenção primária trouxe elementos importantes para o debate da
atuação fisioterapêutica em geral, e em especial, nas demais disciplinas desse curso no ensino superior.
Repensou-se a prática profissional bem como repensou-se as estratégias de aproximação do ensino e,
principalmente, do aluno às necessidades da população na perspectiva de um desafio a ser enfrentados por
todos.
Palavras-chave: Fisioterapia; Aenção
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.