Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho aqui apresentado é fruto da experiência docente nas disciplinas dos cursos de Engenharia e
Administração (Homem, Cultura e Sociedade; Ética, Política e Sociedade; Produção do Conhecimento) de
uma Faculdade na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Perguntas como: “O que vou fazer com essa(s)
disciplina(s) nos cursos de Engenharia e Administração?”, dão o tom que caracteriza o cotidiano do docente
que se arrisca por esse caminho. Um dos muitos desafios existentes apresenta-se na seguinte questão: como o
ensino de História pode ajudar aos discentes desses cursos a construir perspectivas críticas e abordagens
próprias que permitam a elaboração de reflexões e leituras de mundo que ultrapassem a idéia das
expectativas das demandas de mercado? Não buscamos evidenciar uma resposta, mas apresentar a
experiência docente realizada que se define a partir do pensar sobre o papel do professor na disciplina de
História a partir das reflexões de Bittencourt (2004). A proposta docente aqui discutida baseia-se na seleção
de um eixo temático: o trabalho. A partir do tema são desconstruídos modelos e desenvolvidas análises que
se aproximam, principalmente, por meio da experiência, com o campo profissional da escolha do grupo
contribuindo com a reflexão do ensino da História na formação geral dos cursos universitários.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.