Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo esta pautado na potencialidade de um programa de atividades sistemática para os idosos do Programa Vida Ativa. Estudo de caráter exploratório, sendo um estudo de caso, amostra de 83 idosos, todos frequentadores sistemáticos das aulas de ginástica do Programa Vida Ativa, que são realizadas três vezes por semana. Esses idosos estão compreendidos na faixa etária dos 60 aos 85 anos, realizada em Campos dos Goytacazes. A principal ferramenta de avaliação foi uma entrevistada elaborada pelos autores com indicadores de saúde, prática de atividades, satisfação, qualidade de vida e pré-existência de doenças crônicas. Um dos grandes indicadores de satisfação e adequação do projeto é a presença dos alunos, pois dos 83 alunos apenas quatro senhoras têm mais de 5 faltas, outros resultados de potencialidade do projeto são 80% de satisfação em participar do projeto, condição de saúde melhorada, pela auto percepção, isto é, sendo relatado como: diminuição da pressão arterial, das dores, e do uso de medicamentos, como aumento da capacidade funcional diária. Desta forma o programa se apresenta como uma ótima estratégia para o programa da saúde do idoso em diferentes regiões do estado.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.