Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tema escolhido situa-se no âmbito da psicologia social e jurídica. Deseja-se lançar um olhar sobre as histórias de vida de pessoas que, em algum momento de suas vidas passaram pelo processo de acolhimento, fazendo uma articulação com a história social. O objetivo geral da pesquisa é construir junto aos entrevistados a trajetória de suas vidas antes, durante e depois da institucionalização e suas perspectivas para o futuro. A metodologia utilizada é a técnica qualitativa, utilizando o método de Histórias de Vida. Estimou-se que a partir dos discursos apresentados pelos sujeitos da pesquisa sobre suas histórias de vida antes, durante e depois da passagem por uma instituição de acolhimento, mediante escuta qualificada das pesquisadoras, tais sujeitos pudessem elaborar o que se passou em suas vidas, tornando essa trajetória visível a eles, abrindo espaços para construção de sonhos, caminhos e perspectivas para o futuro. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a formação de novos significados para os sujeitos da pesquisa, assim como para as pesquisadoras, no que diz respeito ao olhar em direção às pessoas que estão ou passaram por situação de acolhimento institucional e quanto ao próprio Acolhimento Institucional. Almejamos assim, que este trabalho possibilite a abertura de novas pesquisas, neste âmbito, valorizando o contexto institucional, em todos seus aspectos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.