Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa se desenvolve por uma preocupação com o gênero feminino no que diz respeito à saúde mental e o crescente perigo que o uso indevido de drogas tem representado. O objetivo geral consiste em mapear os dados epidemiológicos sobre a drogadição feminina no Brasil. Contou-se com recursos da pesquisa bibliográfica para apreciar teoricamente os conceitos de Epidemiologia e sobre Drogadição e Gênero Feminino.Realizou-se uma Revisão Integrativa da Literaturano Scielo, desde sua inauguração até o mês de novembro de 2016, utilizando-se aAnálise de Conteúdo (Bardin,2009). Nos resultados identificou-se a existencia de bancos de dados que mostraram-se fundamentais para a continuidade da pesquisa, tais como: o banco de dados virtuais do Sistema Único De Saúde, o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas( 2012), dados do DEPAN (Departamento Penitenciário Nacional, 2014), e o artigo entitulado A saúde de mulheres e o fenômeno das drogas em revistas brasileiras, escrito em 2014 por profissionais de Enfermagem. É inegável o quanto o estudo que ora desenvolveu-se sobre as terminologias e principais conceituações da Epidemiologia, ampliou a possibilidade de novas buscas, partindo de novos termos tanto na literatura impressa como nos sites de artigos indexados.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.