Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo de revisão discorre sobre a primeira etapa do Projeto de Pesquisa “Tecnologia Assistiva: inclusão educacional e social”. O objetivo deste artigo é o de apresentar os principais conceitos de Tecnologia Assistiva enquanto um facilitador para o processo de ensino e aprendizagem de alunos portadores de deficiências. Faz parte de um esforço para conhecer e apresentar conceitos, abordagens, objetivos, recursos, serviços, estratégias e práticas existentes no sentido de possibilitar a redução dos problemas funcionais encontrados pelos indivíduos portadores necessidades educativas específicas. Para tanto se fez necessário um “mergulho” nas várias e infinitas possibilidades. É preciso pertencer, compartilhar, considerar e reconsiderar, investigar, examinar e descobrir o cenário histórico, as novas e renovadas perspectivas teóricas e metodológicas que possibilitam o conhecimento mais aprofundado sobre a questão a ser investigada. Para tanto de uma revisão de literatura, com o aporte teórico de consulta a livros que abordassem o tema objeto de estudo e periódicos selecionados por meio do banco de dados do Scielo e Mendeley, com publicação posterior ao ano 2006.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.