Conteúdo do artigo principal
Resumo
No que diz respeito à experiência feminina na drogadição entende-se que certas particularidades tendem a tornar o sofrimento em questão diverso daquele decorrente do uso que os homens fazem das drogas. A presente pesquisa objetivou refletir sobre o fenômeno adictivo na experiência feminina. A metodologia utilizada envolve características de uma pesquisa exploratória visando o levantamento bibliográfico como método de investigação, tendo a data de publicação das obras o período de2010 a2015. Este trabalho apresenta como resultados conceituações dos termos “dependência química” e “Gênero”, tendo mantido uma ênfase ao gênero feminino. Foi possível elencar aspectos que diferenciam a experiência feminina na drogadição daquilo que ocorre com os homens dependentes químicos, dentre estes uma diferença no metabolismo dos corpos diante das substância e uma diferença quanto ao tipo de droga preferido. Os estudos apontaram que na lista dos motivadores e das conseqüências do uso abusivo de drogas, os fatores emocionais tendem a colocar a mulher numa posição de maior vulnerabilidade. A relação da sociedade com a drogadição feminina mostrou-se diversa da relação que a mesma estabelece com as adicções masculinas. Sugere-se que a produção científica possa intensificar a clarificação destas especificidades, no esforço para propiciar intervenções ainda mais assertivas.
Palavras-chave: Dependência Química; Gênero; Gênero Feminino; Adicção..
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.