Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se do desdobramento da intervenção Clínica Nômade Voz da Rua, do curso de Psicologia do ISECENSA. O presente projeto tem como eixo temático as Políticas de Drogas no Brasil, com ênfase na Redução de Danos. Tem como objetivo principal instrumentalizar conceitualmente as ações do projeto Clínica Nômade Voz da Rua/ISECENSA. Para tal intento a metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura produzida na última década, publicadas em português em Revistas Indexadas, utilizando como descritores Políticas de Drogas e Redução de Danos. Foram recuperados 8 artigos científicos, organizados em 2 categorias de análise: Histórico das Políticas de Drogas no Brasil e Conceitos e práticas de/em Redução de Danos e os desafios impostos pelo Crack. A Redução de Danos se opõe à política de guerra às drogas, que centraliza ações e programas na esfera do consumo de drogas ilícitas, propondo medidas repressivas e punitivas direcionadas aos consumidores. Diferentemente a Redução de Danos representa um conjunto de práticas de saúde fundamentadas na perspectiva teórica que concebe a existência de diferentes formas de relação do homem com as drogas, nem sempre vinculadas a um consumo problemático e, nesse sentido, seus objetivos não se restringem à eliminação do consumo. É na perspectiva da Redução de danos que o Voz da Rua atua em Campos dos Goytacazes, oferecendo escuta qualificada e vocalização às pessoas que estão em situação de rua.
Palavras-chave: Políticas de Drogas; Redução de Danos;
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.