Conteúdo do artigo principal
Resumo
As organizações são sistemas sociais criadas com a função de suprir alguma necessidade do homem e, para isso, precisam de uma estrutura com pessoas nelas envolvidas. Este projeto teve por objetivo, desenvolver um instrumento de pesquisa de clima organizacional a fim de demonstrar a importância do clima organizacional no que se refere à satisfação dos colaboradores nas organizações. O estudo buscou, por meio da literatura existente, explicar as complexidades das organizações e das pessoas como elemento teórico e entender como elas se manifestam de formas eficazes para a compreensão das dinâmicas de adaptação e integração dos colaboradores. A metodologia deste estudo teve como parâmetros, a ampliação do referencial teórico Clima Organizacional; Desenvolvimento do formulário de pesquisa de Clima Organizacional utilizando escala tipo Likert (satisfação); Aplicação do formulário desenvolvido de clima organizacional; (pesquisa com dados primários); Tabulação dos dados pesquisados; Análise e comparação dos dados; e Análise dos principais resultados que influenciam o desempenho dos colaboradores. Como resultado este estudo validou o modelo de avaliação da satisfação dos funcionários em relação ao clima organizacional de duas empresas, possibilitou uma comparação entre dois setores distintos, o qual permite analisar qual o comportamento da satisfação frente aos critérios que compõem o clima organizacional em ambas empresas pesquisadas.
Palavras-chave: Clima organizacional, satisfação, modelo.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.