Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho sintetiza os resultados de uma pesquisa que buscou analisar e identificar o perfil dos estudantes ingressantes nos Cursos de Pedagogia das Instituições Privadas de Ensino Superior do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. A população da pesquisa foi composta de 82 estudantes, sendo que, 68 participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com 24 perguntas, sendo 22 de múltiplas escolhas e 2 de perguntas abertas. Utilizou-se o referencial teórico metodológico da pesquisa survey, de natureza quantitativa. Esse estudo é também de natureza descritivo-exploratória, pois busca identificar quais foram os meios, atitudes e opiniões que interferiram no público alvo. A elaboração do instrumento para a formação do perfil do estudante foi dividido em dois momentos: perfil e caracterização de aspectos sociodemográficos e o perfil acadêmico. Foram analisadas principalmente as variáveis: sexo, idade, estado civil, procedência, formação, atividade profissional, opção pelo curso e perspectivas profissionais. A pesquisa compreendeu a população das IES privadas presenciais, que são: o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), o Institutos Superiores de Educação do CENSA (ISECENSA) e a Universidade Estácio de Sá (UNESA) - campus Campos dos Goytacazes. Esse estudo e investigação possibilitaram realizar uma leitura de dados e vem, de certa maneira apresentar o perfil dos estudantes nos Cursos de Pedagogia da IES privadas do Município de Campos/RJ, assim como possibilitar as IES uma reflexão sobre os cursos oferecidosconsiderando o perfil identificado.
Palavras-chave: Pedagogia. Perfil dos Estudantes de Pedagogia. Ingressantes.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.