Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização de técnicas de Mineração de Textos na descoberta de informações relevantes em bases não estruturadas vem crescendo consideravelmente. Este assunto se torna cada vez mais relevante devido ao volume de informações textuais divulgadas na web, como também geradas pelas empresas. O atual trabalho apresenta um estudo bibliométrico seguido de uma revisão bibliográfica da mineração de textos aplicada a indexação de documentos a fim de identificar os artigos mais importantes, os autores de maior relevância, as revistas científicas com maior abertura para o assunto e os artigos mais alinhados com o tema proposto. Quanto a metodologia, foram selecionados 105 artigos publicados entre 1998 e 2011 nas três bases escolhidas para este estudo, Scopus, Isi of knownledge e Scielo. Os resultados apresentados destacam três autores, três revistas científicas e oito artigos de maior influência com o tema proposto. Os resultados gerados contribuem para o melhor entendimento da mineração de textos dando base para novos pesquisadores e auxiliando no referencial teórico.
Palavras chave: Mineração de Textos, Bibliometria, Indexação da Informação
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.