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Resumo

Os problemas de alocação de horários escolares são recorrentes a cada novo período letivo em todas as instituições de ensino. Iniciativas computacionais tem auxiliado na redução do tempo de preparação e na qualidade da grade horária. Este trabalho apresenta um estudo bibliométrico seguido de uma revisão bibliográfica dos artigos publicados sobre o tema. O objetivo é identificar os trabalhos mais relevantes, os autores que mais publicam, as instituições de pesquisas e países que mais incentivam publicações na área. Além disto, destacar os aspectos mais relevantes das principais publicações. Quanto a metodologia, foram selecionados 151 artigos da base Scopus. A instância de dados coletada foi analisada sob a ótica de oito parâmetros: (a) ano de publicação; (b) citações por ano; (c) área do conhecimento; (d) citações por artigo; (e) autores; (f) instituições de pesquisa; (g) país de origem; (h) revista científica. Este trabalho contribui para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre os problemas de alocação de horários escolares, além de identificar quais as técnicas mais aplicadas para a resolução destes problemas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, B. M., da Silva, A. D., & Costa, H. G. (2014). UMA PERSPECTIVA DOS PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLARES SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA. xatas ∓ ngenharias, 4(08). https://doi.org/10.25242/885X408201480