Conteúdo do artigo principal
Resumo
As fabricantes de automóveis atualmente estão investindo cada vez mais em motores pequenos com
alta performance e baixo consumo de combustível. O trabalho mostra as soluções tecnológicas
empregadas em motores de combustão interna que visam aumento de eficiência energética, reduzindo
o consumo de combustível e emissão de gases poluentes. Estes motores de combustão interna são
motores quatro tempos com ciclo Otto, que funcionam com quatro etapas, admissão, compressão,
combustão e exaustão, as soluções tecnológicas visam melhorar todas estas etapas (Pielecha, 2014).
As tecnologias aplicadas pelas fabricantes e abordadas nesse trabalho têm como impacto direto na
aplicação do conceito downsizing, conforme (Higa, 2011) o termo no setor automotivo representa um
motor com capacidade cúbica menor, porém com desempenho potência e torque semelhante a um
motor de capacidade cúbica maior. Portanto hoje com essas tecnologias é possível ter motores V6,
tendo potência de motores V8 e com uma melhor eficiência energética e lançando menos gases
poluentes na atmosfera. No Brasil esta se tornando comum pelas fabricantes a substituição de motores
quatro cilindros por motores de três cilindros. Desta forma é preciso saber se estes novos motores de
tamanho menor com três cilindros são realmente melhores que os atuais de quatro cilindros, as
características e os meios utilizados para que estes motores superem em desempenho, eficiência
energética e emissão de poluentes os motores convencionais. Algumas das soluções apresentadas são:
sobrealimentação, injeção direta e algumas outras tecnologias. Sendo a mais conhecida e mais
empregada pelas fabricantes a sobrealimentação com o uso do turbo compressor que de acordo com
(Nakano, 2007) é componente formado por uma turbina e um compressor acoplados a um eixo,
utilizando a energia dos gases de escape através da turbina para comprimir o ar aspirado da atmosfera
através do compressor. Como dito por Gouzonnat (2015) a diminuição do tamanho físico destes
motores faz com que também os veículos fiquem mais leves, já que o propulsor é um dos itens de
maior peso, assim se tem melhores acelerações e melhor comportamento dinâmico do veículo. Esperase
que o trabalho possa responder algumas das duvidas de pessoas que atuam na área de engenharia ou
não atuam, mas possui interesse em automóveis e como eles funcionam, mostrando assim que o
downsizing é o futuro dos motores de combustão interna. Com a redução do tamanho físico dos
motores de combustão interna, o conhecido downsizing, surge uma alternativa viável para atender
exigências de mercado e governamentais no que implica a performance de produtos e impactos
ambientais.
Palavras Chave: motores de combustão interna, downsizing, sobrealimentação, tecnologia, eficiência.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.