Conteúdo do artigo principal
Resumo
O município de Quissamã localiza-se na Microrregião de Macaé/RJ, emancipado em 1989. Tem como principais atividades econômicas criação de bovinos, cultura da cana de açúcar, coco verde e abacaxi. O desenvolvimento ocorreu de forma acelerada e desordenada após sua emancipação, gerando maior demanda de água e ocasionando problemas no abastecimento. Objetiva-se avaliar a hidroquímica das águas subterrâneas do município. Foi criada base de dados georreferenciados para elaboração de mapas, realizadas análises hidroquímicas em 09 pontos e utilizados os diagramas de Piper e de Stiff para classificação das águas. Os resultados mostraram que as águas subterrâneas indicaram presença de elementos fora do padrão: Al, Fe, NO2, Pb, Hg, Se, Na. De acordo com os diagramas de Piper e de Stiff os poços profundos e rasos de Quissamã possuem predominância em sua classificação de águas cloretadas sódicas. Conclui-se que a água subterrânea quando captada de forma adequada apresenta baixo custo de tratamento.
Palavras-chave: águas subterrâneas; análises hidroquímicas; diagramas de Piper e de Stiff; Quissamã.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.