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Resumo
enaltecer o "efeito da bola", em alguns casos os jogadores são colocados como seres com superpoderes
que podem alterar a trajetória da bola ao seu desejo. Estes temos já renderam trabalhos acadêmicos
excelentes, como o Aguiar e Rubini (2004), onde até o gol perdido por Pelé no jogo da Copa de 1970
contra a Tchecoslováquia é esmiuçado, outro esporte que utiliza uma bola esférica é o Airsoft, criado
no Japão na década de 70 e se espalhou pelo mundo, baseia-se na simulação de operações militares ou
policiais e utiliza réplicas de armas de fogo. As réplicas são externamente similares as armas de fogo
reais, com escala 1:1 e disparam projéteis esféricos de plástico com 6 mm de diâmetro, pesando 0.12 a
0,50 gramas, conhecido como BB. O que existe de comum entre o futebol, golfe e airsoft é a
influência do Efeito Magnus sobre as trajetórias das bolas esféricas, o vôo do projétil é afetado por
uma força perpendicular à direção do movimento e ao eixo de rotação, Fox, Pritchard & McDonald
(2001). O Efeito Magnus é uma condição especial da equação de Bernoulli, White (2011). O objetivo
deste trabalho é detalhar o funcionamento das armas de airsoft e estudar as forças aerodinâmicas que
atuam sobre a BB. Usaremos como metodologia uma revisão bibliográfica sobre fluidodinâmica e
testes com o equipamento para comprovar os resultados do Efeito Magnus sobre os projéteis. Esperase que o resultado do trabalho demonstre que as centenas de Reais gastos em componentes para
aumentar incremento de energia e velocidade da BB, poderiam ser economizados com um melhor
conhecimento de aerodinâmica. O Airsoft é um esporte novo no Brasil, foi regulamentado em 2003 e
não há fabricantes nacionais para os equipamentos, o que faz o estudo deles e dos conceitos técnicos
empregados algo interessante e uma janela de oportunidades futuras.
Palavras Chave: Mecânica dos Fluidos, Efeito Magnus, Airsoft
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