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Resumo
dutoviários, em comparação aos outros tipos de transporte, tais como sistemas ferroviários,
rodoviários, aéreos ou por navios, são considerados mais baratos em relação à instalação, por exemplo.
É, também, um sistema bastante seguro, pois os índices de acidentes são bem menores se comparados
com os sistemas citados, e mesmo que ocorra algum acidente a chance de pessoas saírem feridas é
mínima. Dutos são meios de transporte mais seguros, confiáveis e de maior regularidade para o
transporte de grandes quantidades, através de vastas extensões territoriais. Este tema assume como
base o emprego de metais que são utilizados na composição de dutos. Tendo como escopo caracterizar
a utilização dos dutos e seu funcionamento, que consiste no transporte de diversos materiais. Mas para
que tudo funcione bem e de forma segura, é preciso que uma serie de estudos seja realizado, tal como
a escolha adequada do metal que será utilizado considerando suas propriedades, o revestimento
aplicado, o trajeto e muitas outras. Por isso que é tão importante o estudo, testes de materiais,
melhores técnicas de tratamento do metal e de superfície, etc; de forma que o sistema seja cada vez
mais eficiente. Portanto, o material mais indicado pelos projetistas a assumir a composição dos
sistemas dutoviários são os aços com requisitos de propriedades mecânicas cada vez mais elevadas,
visando o aumento da segurança operacional e produtividade. O atual trabalho tem como objetivo
principal avaliar o desempenho do aço para dutos, pois sua composição é semelhante às características
necessárias para este estudo. Foram utilizados dois corpos de prova para ensaios distintos. O corpo de
prova de forma cilíndrica foi submetido aos ensaios de tração e dureza, já o corpo de prova de
geometria retangular foi submetido ao ensaio de corrosão em câmara fechada utilizando como fluido
água salgada, uma vez que a maioria dos meios corrosivos que passa nestas linhas de dutos contém
alta concentração de cloreto. A consequência da grande utilização do aço carbono em sistemas
dutoviários é que apesar de possuir baixa resistência à corrosão, possui excelente resistência mecânica.
Os resultados adquiridos nos ensaios de tração e dureza mostraram que os corpos de prova
corresponderam às expectativas esperadas quanto à resistência mecânica. Após ensaio de corrosão foi
observado através de ensaio visual que o corpo de prova apresentou corrosão uniforme, a análise por
microscopia confocal reforçou esta hipótese. Entretanto ainda não foi estabelecida uma relação ao
revestimento ideal (relação custo-benefício) que deve ser aplicado permanecendo para estudos futuros.
Palavras Chave: dutos, ensaios, propriedades
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