Conteúdo do artigo principal
Resumo
A maioria das reservas brasileiras de petróleo na atualidade encontra-se em campos marítimos (PETROBRAS, 2014), o que torna desafiadora a logística de atendimento às atividades da indústria de petróleo e gás no ambiente offshore. Os desafios se estendem a todas as áreas do conhecimento humano que fazem parte do cenário da região de produção. Naturalmente, os desafios serão proporcionalmente maiores onde há mais atividades. A Bacia de Campos, em função da sua representatividade no contexto da produção nacional de petróleo, vivencia esta realidade e uma das atividades a superar os desafios que se apresentam à cada dia é a de manutenção dos itens de telecomunicações. Com a missão de oferecer e garantir a comunicação de pessoas, aplicativos e processos às unidades que operam a mais de 100 Km da costa, os órgãos internos atuam fortemente na melhoria dos processos de manutenção do diversificado parque de telecomunicações instalado nas plataformas. Dentre os esforços empreendidos encontra-se a mnutenção preventiva, a qual atualmente é realizada de forma cíclica, seguindo cronogramas pré-estabelecidos para cada rede ou sistema.Com o crescimento do número de plataformas e o aumento das distâncias em direção à região do pré-sal, a periodicidade dos ciclos de manutenção preventiva de telecomunicações pode ser afetada e decisões de priorização deverão ser tomadas na direção da escolha da plataforma a receber as ações de prevenção. Como efetuar esta priorização? Quais critérios deverão ser considerados ? Como estes critérios se relacionarão entre si para a tomada de decisão ? Este trabalho tem por objetivo responder a estas questões através de consultas à literatura, consultas a especialistas em telecomunicações no ambiente offshore e a subsequente aplicação da metodologia de Lawshe (1975), largamente utilizada no meio acadêmico para a seleção de itens pesquisados. Concluída esta etapa, os critérios selecionados servirão de base para aplicação de um método de Auxílio Multicirtério à Decisão no processo decisório numa próxima fase, a qual não está incluída no escopo deste artigo.
Palavras-chave: Telecomunicações; Manutenção preventiva; Auxílio Multicritério à Decisão.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.