Conteúdo do artigo principal
Resumo
A dinamicidade do mercado vem aumentando e, juntamente com esta, a necessidade de minimização do tempo de ciclo de vida de produtos, fato que implica na integração entre os elos da cadeia. Porém, integrar as várias atividades logísticas é uma tarefa árdua, função a qual, muitas vezes, é delegada aos Operadores Logísticos. Nesse sentido, dada à problemática atual do nível de complexidade, referente às atividades de Operadores Logísticos, o presente estudo depara-se com a seguinte questão central: de que forma comporta-se um operador logístico, no que diz respeito a seus componentes logísticos operacionais? Para a construção da resposta, esta pesquisa objetiva efetivar um estudo de uma empresa de distribuição, por meio de entrevista realizada com o responsável pela logística e, levantamento bibliográfico, para que os dados arrecadados possam ser cruzados, e inferências, a partir da comparação da realidade cotidiana da empresa com a teórica, sejam possíveis de serem feitas. Assim, os componentes operacionais foram descritos e observou-se a importância da utilização e da necessidade de mais investimentos em ferramentas de TI nas operações de uma determinada organização, principalmente no que diz respeito ao componente estoques, o qual é um dos mais complexos da operação e o fluxo de informações precisa ocorrer de forma integrada.
Palavras-Chave: Componentes Logísticos; Operador Logístico; Logística.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.