Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando que a água é um elemento essencial para a vida e que a qualidade da água fornecida à população tem influência direta em sua saúde, este estudo tem o objetivo de verificar a qualidade da água de abastecimento da Comunidade Tamarindo, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. As comunidades são caracterizadas pela ocupação irregular e de baixa renda, cuja população representa uma parcela da sociedade excluída da maioria dos serviços públicos que deveriam ser prestados a todos os cidadãos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram aplicados questionários por meio de visitas in loco, com o intuito de verificar a percepção dos moradores acerca do saneamento básico local, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de água potável. Foram identificados pontos de coletas com base na estrutura física da comunidade e após a identificação, coletaram-se 12 amostras da água fornecida a população para análise físico-química e 24 amostras para análise bacteriológica. Após a coleta, as amostras de água foram levadas para o laboratório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional – FUNDENOR que realizou análise dos parâmetros pH, condutividade elétrica, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, carbonato, bicarbonato, enxofre, cloreto, chumbo, cádmio, turbidez e cloro residual e, posteriormente, os resultados foram comparados com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde. Os resultados indicaram que os parâmetros coliformes totais e coliformes termotolerantes estavam acima dos valores permitidos na torneira interna da Casa1, a turbidez apresentou valor elevado na torneira interna da Casa 5 e o cloro residual livre estava abaixo do valor permitido na torneira interna das Casas 1, 2 e 5 . Os demais parâmetros estavam de acordo com a faixa de valores máximos e mínimos estabelecidos pela referida Portaria. Para ser considerada de qualidade, é necessário que a água de abastecimento apresente padrões de potabilidade que atendam as normas legais. Confirmou-se que a água fornecida a Comunidade Tamarindo é de boa qualidade e que a presença de parâmetros com valores fora dos limites permitidos ocorreu devido à falta de conscientização humana no que diz respeito à higiene sanitária, sendo necessário adotar medidas de caráter informativo sobre medidas preventivas e corretivas para manter o nível de qualidade da água que chega à Comunidade. Com isso, percebe-se que a qualidade da água fornecida não garante a qualidade da água consumida, não sendo suficiente para garantir a saúde da população.
Palavras-chave: Água de Abastecimento, Qualidade, Comunidade.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.