Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
O petróleo é um recurso de grande valor econômico, pois é fonte de energia primária e um dos principais itens de exportação. A atividade de exploração e produção de petróleo atraiu muitas empresas que estão cada vez mais investindo em equipamentos de alta tecnologia e automação. Nesta perspectiva, máquinas e equipamentos de qualidade e de resposta rápida à superfície se tornaram imprescindíveis. Apesar do alto investimento, a inovação desses equipamentos é muito rentável para as empresas e o retorno financeiro na manutenção desses equipamentos é, também, muito vantajoso. Diante deste cenário promissor, algumas empresas visualizaram a importância de buscar a qualidade total em serviços de manutenção de equipamentos de produção e exploração de petróleo e gás, utilizando este serviço como função estratégica para a disponibilidade dos ativos que são de suma importância para a indústria petrolífera. Esta pesquisa tem como objetivo fazer um estudo da utilização da técnica de planejamento e controle PERT/CPM no processo de manutenção de equipamentos offshore. Foi realizado um estudo de caso e a pesquisa foi aplicada em uma empresa que presta serviço de manutenção em equipamentos submarinos no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados dados e a partir desses foi elaborado o diagrama PERT e calculado o CPM. Ao final do estudo, percebeu-se que a utilização desta técnica é viável no sentido de planejar e controlar as atividades referentes a manutenção, a fim de cumprir-se com a entrega do equipamento no prazo estabelecido.
Palavras – chave: petróleo; planejamento; manutenção; PERT/CPM.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.