Conteúdo do artigo principal

Resumo

Tendo em vista que empresas de todos os portes e dos mais variados setores vêm adotando o modelo de CSC, com o objetivo de prestar serviços de alta qualidade à empresa, com custos otimizados. O presente estudo tem por objetivo desenvolver uma metodologia que permita de maneira simplificada avaliar o nível de desempenho dos serviços prestados por Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Embasando-se na literatura sobre as características dos CSCs, estruturou-se o arcabouço teórico do estudo e definiram-se os aspectos da análise. E por meio de estudos de caso múltiplos, a metodologia proposta foi aplicada em empresas do segmento do varejista, sendo entrevistados quatro colaboradores de nível tático das unidades pesquisadas. De acordo com a síntese dos resultados da pesquisa, pode ser verificado que os serviços compartilhados de tecnologia da informação e marketing foram avaliados como satisfatórios, entretanto a área de logística, recursos humanos e finanças foram considerados pouco satisfatórios. Evidenciou-se nessa pesquisa, que avaliação das atividades não-core, é uma prática fundamental para a gestão do Centro de Serviços Compartilhados.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Jaline Riscado Da Silva, ISECENSA

Bacharel em Administração pelo ISECENSA

Suellen Miranda Barreto, ISECENSA

Bacharel em Administração pelo ISECENSA

Edson Terra Azevedo Filho, ISECENSA/UENF

Administrador de Empresas pela Universidade Federal Fluminense

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense

Graduado em Tecnologia da Informação pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Pós-graduado em Gestão de TI para a Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz

Pós-graduado em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense

Helder Gomes Costa, Universidade Federal Fluminense

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Como Citar
Da Silva, J. R., Barreto, S. M., Azevedo Filho, E. T., da Hora, H. R. M., & Costa, H. G. (2014). Avaliação do desempenho de centro de serviços compartilhados: um estudo de casos múltilpos em redes varejistas. xatas ∓ ngenharias, 4(08). https://doi.org/10.25242/885X408201453

Referências

  1. AFFONSO, José Henrique. Centros de Serviços Compartilhados (CSC): Impactos da implementação do Modelo na Estratégia, na Estrutura e na Gestão de empresas do setor privado. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://www.fumec.br/anexos/cursos/mestrado/dissertacoes/completa/henrique_jose_affonso.pdf>. Acesso em: 22 mar.2013.
  2. COELHO, Renata; MARTINS, Ricardo; LOBO, Débora. Desenvolvimento de modelo de avaliação de aplicação a um Centro de Serviços Compartilhados. 2013. 12 p. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, vol. 12, nº. 1, Lisboa, jan. 2013.
  3. CUNHA, Júlio Araújo Carneiro. A gestão de pessoas em centro de serviços compartilhados no Brasil: Um estudo sobre a percepção dos gestores e empregados operacionais. 2011. Tese (Doutorado) - Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de empresas de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/mwg-internal/de5fs23hu73ds/progress?id=2CrR8UONC7>. Acesso em: 27 mar. 2013.
  4. DELOITTE, Tohmatsu Touche. Centralizar para crescer: Rumo à Excelência em Centros de Serviços Compartilhados. 2007. Disponível em: <http://www.deloitte.com.br/publicacoes/2007/Centro_Servicos_Compartilhados.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013.
  5. DELOITTE, Tohmatsu Touche. Centro de Serviço Compartilhado: Tendências em um Modelo de Gestão cada vez mais comum nas organizações. 2007. Disponível em: <http://www.deloitte.com/assets/Dcom-Brazil/Local%20Assets/Documents/Centros%20de%20Servios%20Compartilhados%20(2007.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013.
  6. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
  7. GONÇALVES, Márcio Antônio. Serviços Compartilhados: Um estudo de caso da área de controladoria no Brasil em uma empresa de vitaminas compartilhando serviços para alguns países da América Latina. 2005. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Álvares Penteado – UNIFECAP, São Paulo, 2005. Disponível em:<http://200.169.97.106/biblioteca/tede/tde_arquivos/3/TDE-2010-03-15T175515Z-213/Publico/Marcio_Antonio_%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013.
  8. MONTEIRO, G. T. R.; HORA, H. R. M. Pesquisa em saúde pública: como desenvolver e validar instrumentos de coleta de dados. Curitiba: Appris, 2014.
  9. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
  10. RAMOS, Luciano José Trindade. Serviços compartilhados como forma de estruturação organizacional. 2005. 128p. Dissertação (Mestrado em Administração) UFBA/ Escola de Administração 2005. Disponível em:<http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/003.pdf>. Acesso em: 27 mar.2013.
  11. SCHULMAN, Donniel S. e outros. Shared Services: Serviços Compartilhados. São Paulo: MAKRON Books, 2001.
  12. SILVA, Eduardo Damião da; PEREIRA, Neuri Amábile Frigotto. Centro de serviços compartilhados e a gestão de vínculos: uma análise integrada. 15 p. Revista Alcance - UNIVALI - Vol.11 - n.1 p. 49 – 64, Jan./Abr. 2004.
  13. SILVA, E. L. S.; MENEZES, E. M. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2001.
  14. SOUZA, Marcos Antônio de; CORRÊA, Rodrigo Machado. Centros de Serviços Compartilhados: Publicações no Congresso Brasileiro de Custos (CBC) no Período de 1998 a 2008. 2010. 33p. Revista Contabilidade Vista & Revista Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.22, n. 1, p. 73-105, jan./mar. 2011.
  15. SOUZA, Moisés de; MELIM, José Maria; MACEDO, Marcelo. O estudo da eficácia do modelo CSC em uma instituição privada do ensino superior geograficamente distribuída. 12 p. II Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, nov. 2012.