Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos líquidos, para se avaliar os impactos no sistema de medição volumétrico decorrentes da variação de temperatura, é necessário fazer um estudo da dilatação volumétrica. O presente trabalho tem por objetivo estudar a dilatação volumétrica dos ésteres formiato de cis-3-hexenila, 2-metil-butirato de etila e isobutirato de cis-3-hexenila através da determinação do coeficiente de expansão térmica. Para tanto, foi realizada uma análise de regressão linear de dados experimentais da massa específica de cada éster em função da temperatura. Estes valores foram obtidos do trabalho de Djojoputro & Ismadji (2005). Para um intervalo de temperatura entre 293,15 e 343,15K e pressão de 1 atm, os valores encontrados para o coeficiente de expansão térmica foram de 4,57x10-4K-1 (para o formiato de cis-3-hexenila), 8,94x10-4K-1 (para o 2-metil-butirato de etila) e 1,00x10-3K-1 (para o isobutirato de cis-3-hexenila). Em todos os casos estudados, os coeficientes de correlação encontram-se entre 0,90 e 1,0, que de acordo com Lira (2004), classifica a correlação linear como muito forte.
Palavras-chave: Dilatação; Ésteres; Regressão linear.Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.