Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo geral deste artigo é analisar os aspectos positivos e negativos da aplicação da Análise do Modo e Efeito da falha (FMEA) em processos de fabricação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em uma indústria do ramo de autopeças. A FMEA é uma metodologia que vem sendo amplamente utilizada no processo produtivo das organizações, tanto em projetos e produtos, por apresentar imensas possibilidades na potencialização da qualidade e na prevenção de falhas no processo. Este artigo demonstrou, sem a pretensão de esgotar a abordagem sobre o tema, que a qualidade se caracteriza de extrema importância para as organizações na atualidade. No entanto, como observado, esta ferramenta requer um bom nível de preparo e de planejamento por parte de seus executores, tanto do responsável direto, quanto da equipe executante, pois como qualquer metodologia o FMEA apresenta algumas limitações. Com a aplicação da FMEA em uma indústria de autopeças, verificou-se que o trabalho bem coordenado e planejado desempenha um papel importante na minimização de riscos, e consequentemente de custos, potencializando o processo de tomada de decisão em nível de produção. Dessa maneira, por meio do estudo de caso, pôde-se comprovar a eficácia da metodologia FMEA, que inclusive, foi ampliada para outros processos da empresa.
Palavras chave: Qualidade; Estudo de caso; FMEA.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.