Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo foi fazer um levantamento estatístico junto à Previdência Social, relacionando o quantitativo de empregados no município de Campos dos Goytacazes, que sofreram acidentes do trabalho com suas idades no período de 2007 a 2011. Em seguida, analisar os acidentes com animais peçonhentos no município, contabilizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde. A metodologia é descritiva, e em formato de estudo de caso. Entre o período analisado, a maior quantidade de acidentes do trabalho ocorreu na faixa de 25-54 anos, com aumento de 5,48 %, evidenciando que a experiência nem sempre é positiva no trabalho. No período de 2007/2011, havia 2.116 empregados no setor de agropecuário, de acordo com o MTE. Através do SINAN, 179 pessoas sofreram acidentes por animais peçonhentos, aproximadamente 8,46 % no quinquênio analisado. Finalmente, foi possível ter uma ideia das incidências de acidentes do trabalho na cidade, que são consideradas importantes para a administração pública, empresas privadas e profissionais do ramo de Engenharia e Segurança do Trabalho, visto que se fala hoje em preservação e qualidade de vida.
Palavras-chave: Acidentes do trabalho; Animais peçonhentos; Notificações de acidente do trabalho.
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.