Conteúdo do artigo principal
Resumo
A falta de fiscalização e de aplicação efetiva de controles na gestão de riscos na atividade de construção civil tem sido responsável há vários anos por um número alarmante de acidentes de trabalho. Para minimizar esse quadro, ações têm sido propostas como a publicação de Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde e a aproximação com o setor produtivo. O objetivo deste projeto foi levantar um histórico dos acidentes de trabalho na construção civil no Brasil nos últimos dez anos e acompanhar a evolução dos números ao longo de 2022. Como metodologia utilizou-se o estudo observacional, longitudinal, descritivo, dos acidentes de trabalho na construção civil no Brasil. Foram analisadas as informações sobre acidentes de trabalho nos últimos 10 anos, obtidas a partir dos dados dos Anuários Estatísticos de Acidentes de Trabalho, publicados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, informações disponíveis na imprensa em geral e na plataforma online do Ministério Público do Trabalho. Os dados extraídos foram analisados quanto às situações geradoras dos acidentes e perfil dos trabalhadores, visando identificar tendências capazes de embasar melhorias na gestão de riscos conduzidas pelas empresas. Espera-se que o acompanhamento dos acidentes na construção civil no Brasil possa fornecer subsídios para a avaliação dos resultados alcançados pelas ações adotadas pelo governo e empresas, reafirmando a importância destas ou indicando a necessidade de sua reformulação ou da adoção de outras medidas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.