Conteúdo do artigo principal
Resumo
Hodiernamente a demanda por água é de suma importância, devido a sua diversa utilização, na região Norte Fluminense, mostra dificuldades nos últimos anos, em especial o município de Campos dos Goytacazes, com o alto índice de indústria, agricultura, até mesmo para o consumo humano. Desta forma, existe a necessidade de se conhecer a quantidade e a qualidade das águas para propor medidas de manejo adequado deste recurso. Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar as características hidroquímicas e a qualidade para uso na irrigação das águas de poços rasos do município de Campos dos Goytacazes. Quanto à metodologia foram utilizadas as seguintes etapas: coleta de dados bibliográficos e documentais, como: anais de congressos, livros, portaria, normas, artigos, teses, dissertações, e outros; revisão bibliográfica; seleção de dados físico-químicos de poços rasos já existentes; elaboração de diagramas Piper e USSL (RAS) utilizou-se o software Qualigraf. A partir dos Sólidos Totais Dissolvidos (STDs) as amostras foram classificadas predominantemente como 60 % como águas doces e 40% como águas salobras. O diagrama de Piper apresentou uma classificação hidroquímica bem diversificada. Em relação às razões de adsorção sódio (RAS) a maioria das amostras indicou risco médio de salinidade. Pode-se concluir que os resultados apresentados nesta pesquisa vão contribuir para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos do município de Campos dos Goytacazes, de uma forma sustentável.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.