Conteúdo do artigo principal
Resumo
O desenvolvimento do concreto armado possibilitou a concepção de estruturas de grande porte tanto para obras de infraestrutura como comerciais e habitacionais. Este avanço tecnológico permitiu o vencimento de grandes vãos eficientemente, tornando-se o método mais economicamente viável e difundido no mundo todo. A estrutura de concreto armado, contudo, pode apresentar patologias que afetam a qualidade do projeto, reduzindo a resistência à ruptura, a vida útil do empreendimento e a capacidade de suportar influências externas. Neste trabalho busca-se entender o relacionamento entre os materiais empregados, os mecanismos de transporte dos agentes agressivos, deteriorações e o ambiente com o surgimento de sintomas patológicos nas estruturas de concreto armado. Como metodologia foi realizado um estudo bibliográfico e levantamento dos tipos de patologias em estruturas em concreto armado, da identificação das causas, das técnicas utilizadas para correção de problemas e os materiais recomendados para o emprego nos reparos. Além disso, será adotada a análise de alguns estudos de caso, com registros fotográficos dos problemas encontrados, onde serão expostas as causas das anomalias, e providências que foram tomadas a fim de solucionar as patologias. Os resultados mostraram que o entendimento dos fenômenos em termos de interpretação das relações de causa e efeito que caracterizam as manifestações patológicas determinam a solução a ser empregada para solução do problema. Segundo a incidência das Origens das Enfermidades no Brasil, a maior parte (51%) de origem dos problemas patológicos são causados na execução da obra. Já em segundo, tem-se as consequências provenientes de projetos, com 18%. Como terceira maior causa, vem a utilização da obra já concluída (13%). Isto mostra que é de extrema importância um bom projeto e execução da obra, já que ambos representam 69% da origem das patologias da Construção Civil no Brasil. Foram analisados dois estudos de caso: Patologias das construções em concreto armado em ambientes marinhos – Ilha de Vitória, 2017- Almeida, E.C, localizado em uma zona marítima, considerada de grande agressividade química e mecânica, devido à amplitude de marés na base dos pilares e O efeito da corrosão em estruturas de concreto armado sob a ação da maresia na praia de Tibau/RN, 2019 - Souza, E.R.; Filho, L.F; Silva, G P., que analisou o processo corrosivo que ocorre em armaduras em construções que estão localizadas na orla marítima da cidade de Tibau/RN. Conclui-se que o estudo da patologia das construções reforça a importância da necessidade do conhecimento das causas das manifestações patológicas visando a segurança e conforto do usuário, bem como a relação de custos envolvidos para reparo dos elementos danificados.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.