Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o surgimento da quarta revolução industrial, o mercado tem entendido a importância da implementação de seus conceitos, tecnologias e práticas com vistas à evolução industrial, de forma a gerar benefícios como aumento de produtividade, ganhos de eficiência e promoção de segurança operacional para as empresas. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo medir e analisar o nível de maturidade das empresas situadas no Complexo Portuário do Açu quanto à implementação dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. Como metodologia será realizado um estudo de caso múltiplo a partir da condução de uma pesquisa de caráter qualitativo. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas com gestores de operação e/ou tecnologia das dezessete empresas instaladas no Complexo Portuário do Açu. O instrumento de coleta de dados terá como referência os frameworks apresentados nos modelos de maturidade Industrie 4.0 Readiness (IMPULS) e PwC Maturity Model. Como resultado, espera-se além de mensurar e analisar os níveis de maturidade do Complexo Portuário frente à adoção da Indústria 4.0, compreender se, dentro de um mesmo complexo portuário, determinados setores industriais são mais maduros que outros em relação às tecnologias que formam a Indústria 4.0.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.