Conteúdo do artigo principal
Resumo
Evidentemente, o planeta demonstra por meio da natureza, a agressão sofrida devido a extração desenfreada dos recursos que o ecossistema fornece. Um fator complicador é a consequência dos atuais meios de obtenção de energia, que podem gerar desde resíduos radioativos, a chuva ácida, a depender das técnicas empregadas nas atividades laborais. Como forma de remediar e posteriormente prevenir agravamentos nos distúrbios ambientais, erguem-se os intentos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias voltadas a fontes energéticas que primam pelo menor impacto possível ao meio ambiente. Nesse cenário, o Brasil surge como um país privilegiado no que tange aos recursos renováveis para a geração de energia, com uma grande bacia hidrográfica, vasta extensão territorial, e grande disponibilidade de irradiação solar e de ventos. Atualmente, 83% da eletricidade gerada no Brasil provém de fontes renováveis de energia. No entanto, ainda há uma forte dependência das hidrelétricas, fator que se evidenciou na crise hídrica de 2021 com expressivos aumentos nas tarifas de energia. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica da exploração de energia eólica na geração distribuída em locais próximos ao litoral. Foi escolhida a região litorânea do município de São João da Barra – RJ como sendo o ponto de partida. Essa região foi escolhida devido à grande incidência de ventos, a partir do Atlas do Potencial Eólico, e com base nos padrões dos ventos incidentes na região foi selecionada a turbina aerogeradora do fabricante Enersud, modelo Verne 555. Com base no tratamento estatístico de distribuição de Weibull foi determinada a frequência da velocidade do vento na região, e a partir disso determinou-se que a energia mensal gerada por essa turbina foi de 905,1 kWh, valor superior ao gerado por uma placa solar fotovoltaica. No entanto, para avaliação do desempenho da turbina aerogeradora na região apresentou um fator de capacidade
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.