Conteúdo do artigo principal
Resumo
A água é um recurso natural limitado e vital para o ser humano, de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social, como também para o equilíbrio ambiental. O crescimento populacional, a industrialização, a ocupação territorial desordenada e a expansão da agricultura no último século vêm acarretando problemas de escassez e degradação dos recursos hídricos, além do aumento e da diversificação das fontes de poluição. A demanda por mecanismos de gestão e monitoramento que consideram a quantidade e qualidade das águas tem sido prioridade na preservação e utilização adequada dos recursos hídricos. Os índices de qualidade de água auxiliam na compreensão do estado do corpo d’água monitorado, a partir das análises dos parâmetros físico-químicos das bacias hidrográficas. O uso dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, estabelecidos pela Lei nº 9.433/1997, deve ser fundamentada em bases técnicas fornecidas pelo monitoramento de qualidade da água. Portanto, este trabalho pretende coletar e comparar os dados da qualidade da água da Região Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. A pesquisa terá ênfase especial aos parâmetros físico-químicos da água, tais como pH, temperatura, condutividade elétrica, salinidade, turbidez da água, oxigênio dissolvido, sódio, potássio, cálcio, magnésio, amônio e coliformes totais. Como resultado, espera-se um levantamento exaustivo da qualidade da água, de forma a identificar técnicas ou métodos propostos para a realização da análise dos impactos ambientais e quais os parâmetros indicativos de qualidade da água vêm sendo analisados e os métodos utilizados.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.