Conteúdo do artigo principal
Resumo
O mundo corporativo se encontra altamente competitivo, diferente do que se observava outrora, o conhecimento técnico adquirido ao longo do curso universitário deve estar associado à conquista de habilidades comportamentais, características essas que tem diferenciado o engenheiro de produção diante do presente cenário. As competências transversais denominadas soft skills, são habilidades determinantes para o novo perfil do engenheiro de produção, pois este assume um comportamento mais estratégico do que operacional, conseguindo tomar decisões mais inteligentes. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as soft skills, bem como apresentar a importância das mesmas na formação do engenheiro de produção e em sua empregabilidade, evidenciando se há a diferença entre as competências adquiridas na universidade daquelas requeridas pelo mercado. Foram utilizados procedimentos metodológicos envolvendo revisão de literatura e pesquisa bibliométrica. Os resultados apontaram que o assunto é relativamente novo entre os graduandos, portanto há uma recente preocupação no desenvolvimento das habilidades ao longo da graduação. Foi observado que as soft skills que possuem maior impacto para o engenheiro de produção são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, comunicação, negociação, gestão de tempo e inteligência emocional.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Exatas & Engenharia estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.